Hipnose Clínica

A hipnose é um estado alterado de consciência, que pode ser leve, médio e profundo, sendo o estado de meia profundidade o normalmente utilizado. Neste estado, o metabolismo, o ritmo respiratório e os batimentos cardíacos abrandam e o cérebro emite ondas alfa. Os estados em que se está a dormir, a sonhar ou acordado podem ser detectados através dos padrões das ondas cerebrais, porém, o estado de hipnose é diferente destes três últimos. As ondas cerebrais associadas a estados de calma e de receptividade são chamadas ondas alfa. Nos estados alfa, o corpo relaxa gradualmente e alguns bons exemplos deste estado são a hipnose, a meditação, o sonhar acordado, o estar absorvido na leitura de um livro, ver televisão ou ouvir música, conduzir através de uma estrada conhecida, chegando ao destino sem se recordar do caminho, como se estivesse no piloto automático, entre outros.

 

A Hipnose é, assim, um estado da mente que todos nós experimentamos naturalmente, ao longo do dia. Qualquer que seja a circunstância onde seja necessária uma grande concentração, automaticamente a pessoa transfere-se para um estado hipnótico natural. No transe hipnótico podem vivenciar-se imagens e a atenção está dirigida ao interior do ser, estando disponível para uma linguagem simbólica, onde são possíveis sugestões, comparações, fábulas e metáforas. O estado de transe hipnótico é um estado de concentração profunda e absoluta, durante o qual o indivíduo sente um profundo relaxamento físico e emocional, focando a sua atenção no que lhe é dito e mantendo-se sempre consciente, ou seja, nunca fazendo nada contra a sua vontade, nem alterando a sua personalidade.

 

A Hipnose Clínica é o uso da hipnose em terapia, com a finalidade de ajudar o paciente a vencer e a lidar com problemas e distúrbios de natureza psicológica e psicossomática, dificuldades emocionais, superar hábitos e vícios, traumas, etc., sendo que os tratamentos não são feitos pela Hipnose, mas sim em Hipnose. Quando integrada numa terapia psicológica, a hipnose pode facilitar o tratamento de problemas de saúde físicos e mentais. Ela consiste na aplicação de um conjunto de técnicas psicológicas (de sugestão e hipnóticas), integrada numa abordagem terapêutica mais ampla, que visa a resolução de problemas de saúde (mentais e somáticos). Os problemas/doenças que podem ser tratados através desta terapia, de acordo com a Associação Psicológica Americana (APA), são a dor, cirurgias médicas e odontológicas, recuperação pós-cirúrgica, náuseas e vómitos, ansiedade e fobias, depressão, stress e sintomas de stress pós-traumático.A lista inclui ainda desordens dissociativas, desabituação tabágica, obesidade, distúrbios ligados a hábitos, asma, distúrbios gastrointestinais, hemofilia, problemas de pele, parto, entre outras. A Hipnose Clínica induz e aprofunda o estado natural, sendo uma terapia segura e natural que utiliza a hipnose, sugestões positivas e estratégias de mudança e que conta com muitas técnicas e abordagens distintas.

 

SOLUÇÕES PLUS - COMPROMISSO COM OS RESULTADOS.