Mindfulness com EMDR

O Mindfulness não pode ser aprendido em livros e afins e nem pode ser aprendido em powerpoint’s; Tem de ser vivenciado, experienciado (tal como nadar ou andar de bicicleta); Necessita de uma prática continuada.

 

Possivelmente na maior parte do tempo não está a vivenciar todo o seu potencial do momento. Se conseguir ficar totalmente consciente dos seus pensamentos, sentimentos, emoções e sensações corporais, como poderá vivenciar nos exercícios práticos da SOLUÇÕES PLUS, logrará notar uma mudança da natureza da experiência e, assim, ficar com mais escolhas, mais liberdade.

 

Na maior parte dos seus momentos, será que está verdadeiramente consciente do que se está a passar? A mente funciona quase sempre em “piloto automático”. Muita coisa passa ao lado da sua consciência, tanto o “bom” como o “mau”. Passar ao lado do bom significa que a nossa vida não é tão rica como poderia ser. Passar ao lado do mau significa perdermos a oportunidade de tomar medidas eficazes perante o contexto. E prestar atenção ao interior atendendo às sensações corporais, aos pensamentos e às emoções. Experimente estar alguns minutos com a sua respiração. Observe a respiração tal qual como ela é, sem tentar mudar, sem tentar controlar. Note os movimentos da mente, se a mente divagar volte suavemente para a respiração. Cada inspiração, cada expiração.

 

EFEITOS GERAIS: Menos sofrimento físico; Menos sofrimento emocional; Menos comportamentos compulsivos; Menos comportamentos disfuncionais; Mais eficácia no desempenho intelectual (ex: estudo académico); Mais eficácia em adquirir novas competências; Mais eficácia no desempenho desportivo Mais desempenho no trabalho; Melhor saúde (ex: prevenção); Melhoria das relações interpessoais; A impressão de estar “mais vivo(a) na vida”.

 

No Treino de Mindfulness na SOLUÇÕES PLUS cultivamos as qualidades da montanha: Estabilidade, força, sermos nós próprios (apesar das condições estarem sempre a mudar); Também nós temos períodos de tempestades e de bom tempo, de luz e de escuridão. Os pensamentos, as emoções e as sensações são como as condições meteorológicas na montanha. Não ignoramos o tempo que está; Não fazemos de conta que não se passa nada; Observamos o tempo e aceitamos tal como é; A montanha não é a condição meteorológica do momento; A condição do tempo vai e vem, a montanha permanece.

 

A aplicação prática do Mindfulness pode ser feita no seu quotidiano: Lavar a louça à mão; Levar o lixo para fora de casa; Fazer a cama; Dobrar a roupa lavada; Cozinhar; Tomar um duche; Lavar os dentes; Brincar com um animal de estimação; Fazer a barba; Pentear o cabelo, Levantar pesos no ginásio; Pôr a mesa para o jantar; O caminho diário para o trabalho ou escola. Escolher uma (ou mais) actividade de rotina (feita normalmente em “piloto automático”.

 

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