Counselling Psychology

Counselling Psychology é um processo interactivo, caracterizado por uma relação única entre o terapeuta e o cliente, que leva este último a mudanças em uma ou mais das seguintes áreas:
 

  1. Comportamento.
  2. Constructos pessoais (modos de elaborar a realidade, incluindo a percepção do  Self) ou preocupações  relacionadas com essa consciência.
  3. Capacidade para ser bem-sucedido(a) nas múltiplas áreas da vida, de forma a aumentar ao máximo as oportunidades e reduzir ao mínimo as condições ambientais adversas, criando assim a excelência.
  4. Autoconhecimento e competências (compromisso, envolvência com os objectivos, engagement, flow, soft skills, comunicação com clareza, empreendedorismo, autoregulação emocional, insights, intuição, criatividade, focalização e momentos de Inovação)  para uma excelente tomada de decisões.
     

Os objetivos resultantes do aconselhamento são a mudança de comportamento, livre e responsável, para poder determinar as suas próprias escolhas, decisões e acções, e o aumento da capacidade individual para lidar com as mais dificeis situações da vida.

 

Uma das minhas funções como conselheiro é colaborar consigo para avaliar as margens reais da sua liberdade, compreensão e o autodomínio da ansiedade, focalizando o que eles pensam sobre as consequências de suas acções e decisões. Com o uso de métodos contemporâneos de vanguarda, procurarei ajudá-lo a identificar as fontes mais relevantes de informação e a respectiva atualização.

 

O Counselling Psychology intervém quando a psicoterapia clássica não responde a determinadas problemáticas; assim sendo, trata-se da modalidade que vai actuar nestes casos. Importa sublinhar que esta terapia não é um substituto dos serviços sociais e não coloca em causa a psicoterapia, no intuito de a substituir, pois ambas são necessárias. Faz uma abordagem dos problemas psicológicos profundos, a partir da periferia sócio-económico-cultural que os rodeia; permite, ainda, ao cliente ganhar confiança em si mesmo, para que, positivamente, possa tomar uma decisão; ajuda os clientes a clarificar a visão que têm sobre a sua existência e a aprender a alcançar os objectivos a que se propuseram, quer através de escolhas bem estudadas e com sentido para si e/ou por meio da resolução de problemas de ordem emocional e interpessoal (na qual deve ocorrer mudança); É sempre realizado num setting terapêutico, abordando apenas uma área problemática por sessão e as temáticas são abordadas de forma a dar resposta a situações mais limitadas, não tendo a pessoa, obrigatoriamente, que mudar a sua personalidade.

 

Fases do processo de aconselhamento: descoberta inicial, exploração em profundidade, preparação para a acção.

  • Na fase da descoberta inicial, proporciono condições para desenvolver uma relação de total confidencialidade, confiança e de trabalho: compreensão empática, coerência, congruência, autenticidade, consideração positiva, interesse incondicional.
  • Na fase de exploração em profundidade, proponho ampliar os instrumentos do cliente para compreender o próprio Eu, através de empatia, colaboração, assertividade, reflexibilidade, proximidade, confrontação com flexibilidade, atenção às oportunidades, interpretação, resignificação e dramatização. Comunicar percepções diagnósticas ao cliente, de modo experimental, promovendo um processo de autodiagnóstico.
  • Na fase de preparação para a acção, ajudar a traçar um conjunto de alternativas. Estruturar o processo da tomada de decisão. Estimular a avaliação e a verificação da realidade.
     

Apoiamos clinicamente adultos, crianças e adolescentes, cujos problemas, dificuldades e dúvidas são devidamente avaliados e encaminhados para as melhores soluções e tratamentosQuando as adversidades lhe impedem de viver de uma forma feliz e equilibrada, é importante receber orientação terapêutica, que ajudará a lidar com o desconforto emocional e a observar a vida sob um novo prisma.

 

Muitas vezes, não consegue vislumbrar a solução para determinado problema ou não sabe como lidar com os filhos, marido/esposa, colega de trabalho ou encontra-se demasiado(a) desorientado(a) e com dúvidas relativamente a uma determinada situação… É, nestes contextos, que mais poderá usufruir do Counselling Psychology, no sentido de reorganizar-se, centrar-se, ajustar-se, apoiar-se, orientar-se e facilitar assim a mudança que tanto necessita.

 

Acompanhamos o cliente para a criação de uma solução aplicada a situações de ansiedade, medo, fobias, depressão, tristeza, problemas de auto-estima e imagem, dificuldades escolares, problemas de aprendizagem e crescimento, situações de crise familiar, situações de mudanças (de emprego, carreira, casa, relacionamento, etc), problemas de comportamento, entre outros.

 

Soluções Plus - Build Your Health